domingo, 30 de agosto de 2015

Girencefalia e Lissencefalia

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 9 - Evolução e Cérebro

Durante o processo evolutivo do cérebro, os hemisférios cerebrais aumentam de volume enquanto o cerebelo diminui. Surgem as circunvoluções do córtex cerebral permitindo o aumento expressivo de sua área, o que não necessariamente determina o nível de inteligência.

A ocorrência da girencefalia e da lissencefalia obedece a determinações traçadas pelos orientadores espirituais preparando o cérebro humano através das múltiplas experiências.
"Prossegue o crescimento dos hemisférios cerebrais nas aves, com significativas porções cerebelares, para encontrarmos, nos mamíferos, o encéfalo com apreciáveis dotações, apresentando circunvoluções(1) nos girencéfalos(2) e aumento expressivo na área do córtex(3).
Quanto mais se verticaliza a escalada, mais se reduz a percentagem volumétrica do cerebelo(4), enquanto os hemisférios cerebrais se dilatam; contudo, é preciso destacar que esse fenômeno de progressão, fundamentalmente, não se relaciona com a inteligência e nem esta é, a rigor, proporcional ao número de circunvoluções cerebrais, tanto que mamíferos, quais o coelho, o canguru, o ornitorrinco e até mesmo certos primatas, possuem cérebro lissencéfalo(5) ou sem circunvoluções.
A girencefalia e a lissencefalia obedecem a tipificações traçadas pelos orientadores maiores, no extenso domínio dos vertebrados, preparando o cérebro humano com a estratificação de lentas e múltiplas experiências sobre a vasta classe dos seres vivos.
À maneira de crianças tenras, internadas em jardim de infância para aprendizados rudimentares, animais nobres desencarnados, a se destacarem dos núcleos de evolução fisiopsíquica em que se agrupam por simbiose, acolhem a intervenção de instrutores celestes, em regiões especiais, exercitando os centros nervosos."

1. Circunvolução Cerebral: saliência sinuosa na superfície do cérebro.
2. Girencéfalo: que tem os hemisférios cerebrais com circunvoluções bem acentuadas.
3.Córtex Encefálico: camada externa do encéfalo, que é a parte do sistema nervoso central contida na cavidade do crânio.
4. Cerebelo: parte do encéfalo que ocupa a posição póstero-inferior do crânio; atua na conservação do equilíbrio do corpo e na atividade sexual.
5. Lissencéfalo: que tem cérebro liso, sem circunvolução.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).



Nenhum comentário:

Postar um comentário