sábado, 8 de agosto de 2015

Construção do Destino

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 7 - Evolução e Hereditariedade

Neste trecho André Luiz nos explica que as células passaram por profundas transformações para se tornarem heterotróficas(1) e que entre as esferas terrena e espiritual adquiriram novas estruturas possibilitando variadas funções aos protozoários.

Nos seres pluricelulares, as células passam por especializações, originando os tecidos, órgãos e sistemas. No reino hominal o aparelho reprodutivo se especializa, com características próprias na mulher e no homem, comandados pelo chacra genésico.

No processo reprodutivo, os cromossomos maternos e paternos se mesclam, atendendo às leis genéticas do organismo e à influência do espírito reencarnante, fixando as características peculiares necessárias à sua expressão na encarnação.

"Sofrem as células transformações profundas, porque o elemento espiritual deve agora viver como ser alótrofo(1), somente conseguindo manter-se com o produto de matérias orgânicas já elaboradas.
Com a passagem do tempo, e sob a inspiração dos arquitetos espirituais que lhe orientam a evolução da forma, avança na rota do progresso, plasmando implementos novos no veículo de expressão.
Entre a esfera terrena e a esfera espiritual, adquire os orgânulos particulares com que passa a atender variadas funções entre os protozoários, como sejam, os vacúolos(2) pulsáteis para a sustentação do equilíbrio osmótico e os vacúolos digestivos para o equilíbrio da nutrição.
Nos metazoários(3), conquista um carro fisiológico, estruturado em aparelhos e sistemas constituídos de órgãos, que, a seu turno, são formados de tecidos, compostos por células em complicado regime de diferenciação e, passando por longas e porfiadas metamorfoses, atinge o reino hominal, em que os gametas se erigem, especializados e seguros, no aparelho de reprodução, com elementos e recursos característicos para o homem e para a mulher, no imo do centro genésico(4), entre os aparelhos de metabolismo e os sistemas de relação.
No ato da fecundação, reúnem-se os pronúcleos(5) masculino e feminino, mesclando as unidades cromossômicas paternas e maternas, a fim de que o organismo, obedecendo à repetição na lei da hereditariedade, se desenvolva dentro dos caracteres genéticos de que descende; mas agora, no reino humano, o Espírito, entregue ao comando da própria vontade, determina com a simples presença ou influência, no campo materno, os mais complexos fenômenos endomitóticos(6) no interior do ovo, edificando as bases de seu próprio destino, no estágio da existência cujo início o berço assinala."

1. Alótrofo (ou heterótrofo): que não é capaz de produzir seu próprio alimento orgânico.
2. Vacúolo: cavidade do citoplasma das células, que contém diversas substâncias em solução.
3. Metazoários: animal pluricelular (por oposição a protozoário).
4. Centro Genésico (ou chacra genésico): centro de força vital responsável pelo funcionamento dos órgãos de reprodução.
5. Pronúcleo: o núcleo dos gametas masculino e feminino, antes da fecundação.
6. Endomitótico: relativo à endomitose, em que ocorre a multiplicação dos cromossomos sem a divisão celular.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos e Dicionário Online de Português).

Nenhum comentário:

Postar um comentário