domingo, 6 de setembro de 2015

Fator de Fixação

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 9 - Evolução e Cérebro

André Luiz nos fala sobre um pigmento ocre (lipofuscina) presente no citoplasma dos neurônios, que ajuda a detectar a idade da célula, sendo que quanto mais lipofuscina presente, mais velha é a célula. Este pigmento apresenta estreitas relações com o corpo espiritual e que tem importante função na vida do pensamento. No mundo espiritual a lipofuscina é conhecida como "fator de fixação", pois age como que a encerrar a mente em si mesma, quando esta resiste às mudanças inerentes à dinâmica da vida. Ele nos explica que a ocorrência ou não de acúmulos de lipofuscina nos neurônios depende da atitude mental que cada um assume durante sua vida, agravando ou atenuando as doenças e a degeneração do sistema nervoso.

Há também nos neurônios os corpúsculos de Nissl (estruturas que atuam na síntese de proteínas) e que representam alimento psíquico obtido pelo corpo espiritual através da respiração, durante o sono físico, para restauração das células.
"Os neurônios nascem e se renovam, milhões de vezes, no plano físico e no plano extrafísico, na estruturação de cérebros experimentais, com mais vivos e mais amplos ingredientes do corpo espiritual, quando em função nos tecidos físicos, até que se ergam em unidades morfológicas definitivas do sistema nervoso.
Demonstrando formação especialíssima, porquanto reproduz mais profundamente a tessitura das células psicossomáticas, o neurônio é toda uma usina microscópica, constituído-se de um corpo celular com prolongamentos, apresentando o núcleo escassa cromatina e um nucléolo.
Acha-se o núcleo cercado de protoplasma em que há mitocôndrias, neurofibrilas, aparelho de Golgi, melanina abundante e um pigmento ocre, estreitamente relacionado com o corpo espiritual, de função muito importante na vida do pensamento, aumentando consideravelmente na madureza e na velhice das criaturas, além de uma substância, invisível na célula em atividade, a espalhar-se no citoplasma e nos dendritos facilmente reconhecível por intermédio de corantes básicos, quando a célula se encontra devidamente fixada; essa substância — a expressar-se nos chamados corpúsculos de Nissl, que podem sofrer a cromatólise — representa alimento psíquico, haurido pelo corpo espiritual no laboratório da vida cósmica, através da respiração, durante o repouso físico para a restauração das células fatigadas e insubstituíveis.
O pigmento ocre que a ciência humana observa, sem maiores definições é conhecido no mundo espiritual como fator de fixação, como que a encerrar a mente em si mesma, quando esta se distancia do movimento renovador em que a vida se exprime e avança, adensando-se ou rarefazendo-se ele, nos círculos humanos, conforme a atitude mental do Espírito na cota de tempo em que se lhe perdure a existência carnal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário