sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Administração do Metabolismo

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 8 - Evolução e Metabolismo

Após longos séculos de processo evolutivo, o sistema metabólico do ser humano apresenta-se formado, com os hormônios, enzimas e vitaminas necessários ao funcionamento orgânico. As glândulas endócrinas secretam diversos hormônios, evidenciando a ação dos centros vitais (chacras).

A mente controla quase completamente o corpo físico, através da coordenação de seus impulsos sobre o citoplasma das células, local onde as forças físicas e espirituais se unem e se manifestam. Este controle que o espírito realiza se manifesta sobre todos os parâmetros do corpo, inclusive sobre as emoções e os sentimentos.
"Laborando pacientemente nos séculos e alcançando a civilização elementar do paleolítico, a mente humana controla então, quase que plenamente, o corpo que se exprime, formado sob a tutela e o auxílio incessante dos construtores espirituais, passando a administrar as ocorrências do metabolismo, em sua organização e adaptação, através da coordenação de seus próprios impulsos sobre os elementos albuminoides(1) do citoplasma, em que as forças físicas e espirituais se jungem no campo da experiência terrestre.
Os sistemas enzimáticos revelam-se definidos e as glândulas de secreção interna fabricam variados produtos, refletindo o trabalho dos centros vitais da alma.
Hormônios e para-hormônios(2), fermentos(3) e co-fermentos(4), vitaminas e outros controladores químicos, tanto quanto preciosas reservas nutritivas equacionam os problemas orgânicos, harmonizando-se em produção e níveis precisos, na cota de determinados percentuais, conforme as ordens instintivas da mente.
Todos os serviços da província biológica, inclusive as emoções mais íntimas, são sustentados por semelhantes recursos, constantemente lançados pelo próprio Espírito no cosmo de energia dinâmica em que se manifesta.
Experiências valiosas, efetuadas com pleno êxito, comprovaram que a própria miosina(5) ou sistema albuminoide da contração muscular detém consigo as qualidades de um fermento, a adenosina trifosfatase(6), responsável pela catálise da reação química fundamental que exonera a energia indispensável ao refazimento das partículas miosínicas dos tecidos musculares."

1. Albuminoide: da natureza da albumina, denominação comum a todas as proteínas solúveis em água e coaguláveis por aquecimento, como a clara de ovo.
2. Para-hormônios: substância que atua como hormônio, porém é de natureza não-específica, como o dióxido de carbono em seus efeitos sobre o centro respiratório cerebral.
3. Fermento: enzima.
4. Co-fermento: um componente das enzimas.
5. Miosina: substância proteica do tecido muscular, a qual contribui no mecanismo de contração e relaxamento dos músculos.
6. Adenosina Trifosfatase (ATPase): é uma enzima que atua sobre a Adenosina Trifosfato (ATP) e resulta na liberação de energia para as células.

(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário