sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Arquivo dos Reflexos Condicionados

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 7 - Evolução e Hereditariedade

Através das experiências infinitamente recapituladas nos planos físico e extrafísico no reino vegetal, o princípio inteligente se torna apto à diferenciação como flagelado(1), ingressando no reino animal, onde o corpo espiritual, como uma protoforma humana, apresenta formas mais complexas. O sistema nervoso, como a sede dos instintos superiores, apresenta-se capaz de arquivar reflexos condicionados.
"Através dos estágios "nascimento-experiência-morte-experiência-renascimento", nos planos físico e extrafísico, as crisálidas(2) de consciência, dentro do princípio de repetição, respiram sob o sol como seres autótrofos(3) no reino vegetal, onde as células, nas espécies variadas em que se aglutinam, se reproduzem de modo absolutamente semelhante.
Nesse domínio, o princípio inteligente, servindo-se da herança, e por intermédio das experiências infinitamente recapituladas, habilita-se à diferenciação nos flagelados, ascendendo progressivamente à diferenciação maior na escala animal, em que o corpo espiritual, à feição de protoforma humana, já oferece moldes mais complexos, diante das reações do sistema nervoso, eleito para sede dos instintos superiores, com a faculdade de arquivar reflexos condicionados."

1. Flagelado: ramo de protozoários (animais unicelulares), caracterizados pela presença de flagelos.
2. Crisálida: analogia com o estado intermediário por que passam certos insetos para se transformar de lagarta (larva) em borboleta.
3. Autótrofo: organismo que é capaz de produzir seu próprio alimento orgânico, a partir de substâncias simples e de uma fonte de energia, comumente a luz solar.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário