quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Fatores da Hereditariedade

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 7 - Evolução e Hereditariedade

Vemos aqui que no processo evolutivo das células, o núcleo sofre diversas transformações como o surgimento dos cromossomos(1) (que é o material genético responsável pela hereditariedade no processo reprodutivo) e que vão lentamente adquirindo o formato atual. São experimentados diversos processos de divisão celular até se chegar no processo de divisão chamado mitose.

Os cromossomos recebem toda a atenção dos Construtores Espirituais, pois através do núcleo mantêm-se a junção das forças físicas e espirituais, onde se verifica o impulso mental, comandando o processo reprodutivo das células e definindo as leis de hereditariedade e afinidade.
"Na intimidade dos corpúsculos simples que evoluiriam para a feição de máquinas microscópicas, formadas de protoplasma e paraplasma, fixam-se, vagarosamente, sob influenciação magnética, os fragmentos de cromatina(2), organizando-se os cromossomas em que seriam condensadas as fórmulas vitais da reprodução.
Processos múltiplos de divisão passam a ser experimentados.
A divisão direta ou amitose(3) é largamente usada para, em seguida, surgir a mitose ou divisão indireta, em que as alterações naturais da mônada celeste se refletem no núcleo, prenunciando sempre maiores transformações.
Lentamente, os cromossomos adquirem a sua apresentação peculiar, em forma de "ponto-alça-bastonete-bengala" (Figura 1), e a evolução que lhes diz respeito na cariocinese(4), desde a prófase à telófase(5), merece a melhor atenção dos construtores divinos, que através do centro celular mantêm a junção das forças físicas e espirituais, ponto esse em que se verifica o impulso mental, de natureza eletromagnética, pelo qual se opera o movimento dos cromossomas, na direção do equador para os polos da célula, cunhando as leis da hereditariedade e da afinidade que se vão exercer, dispondo nos cromatídeos, em forma de granulações perfeitamente identificáveis entre o leptotênio e o paquitênio(6), os genes ou fatores da hereditariedade, que, no transcurso dos séculos, são fixados em número e valores diferentes para cada espécie."

Figura 1. Formas dos cromossomos. (A figura não consta do conteúdo original do livro).


1. Cromossomo: cada um dos filamentos presentes no núcleo das células eucariontes, constituído basicamente por DNA e proteínas; nele situam-se os genes.
2. Cromatina: substância facilmente corável encontrada no núcleo das células, formada principalmente pelos cromossomos.
3. Amitose: divisão celular simples e direta por fragmentação; o núcleo da célula, graças a um estrangulamento cada vez mais profundo, acaba por se dividir em duas partes, frequentemente desiguais. É fenômeno próprio das células envelhecidas, mas normal em protozoário como a ameba.
4. Cariocinese: modo de multiplicação das células, por divisão indireta; mitose.
5. Prófase a telófase: etapas da mitose, divisão celular que ocorre em todas as células do corpo.
6. Leptotênio e paquitênio: etapas da meiose, divisão celular que ocorre nas células reprodutivas (gametas).
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário