terça-feira, 18 de agosto de 2015

Excitações Químicas

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 8 - Evolução e Metabolismo

O princípio inteligente governa as células físicas motivando o quimiotactismo(1) eletromagnético (ou excitação química). Os elementos quimiotácticos eletromagnéticos são obtidos através da respiração, sendo retirados das forças universais, permitindo ao princípio inteligente que preserve os valores de reprodução e sustentação.

Temos como exemplo destas excitações químicas, os gametas de várias espécies animais que secretam substâncias próprias que permitem a procura mútua, levando ao sucesso reprodutivo.
"Governando as células físicas, os agentes de natureza espiritual se evidenciam em todos os processos de nutrição, motivando as chamadas excitações químicas, também classificáveis por quimiotactismo eletromagnético.
O princípio inteligente, tocado por múltiplos estímulos, sob o império de atrações e repulsões, haure elementos quimiotácticos eletromagnéticos no laboratório das forças universais, por meio da respiração, para conservar-se e defender-se, preservando os valores de reprodução e sustentação.
É assim que as células masculinas dos fetos(2) são atraídas pelo ácido málico(3), enquanto as bactérias se movimentam obedecendo também a estímulos de ordem química.
Os óvulos de certos peixes e equinodermos, entre estes o ouriço-do-mar, sem a presença da fêmea que os deita, têm o poder de atrair os espermatozoides separados da mesma espécie, demonstrando que arrojam de si mesmos substância específica na perpetuação que lhes é própria.
Entre os animais, as células da reprodução segregam substâncias particulares com que se procuram mutuamente, evoluindo o veículo psicossomático para mais altos níveis de consciência sobre as mais amplas formas de quimiotropismo(4) constante, em bases de excitações exógenas e endógenas."

1. Quimiotactismo: propriedade de atração ou repulsão do protoplasma (massa celular) em relação a certas substâncias sobre os seres vivos. Ex.: os espermatozoides quando caminham em direção ao óvulo.
2. Feto: Vegetal também denominado de samambaia.
3. Ácido Málico: ácido encontrado em quase todos os frutos.
4. Quimiotropismo: reação de aproximação ou afastamento de um organismo, em relação á fonte de um estímulo que opera sob a ação exercida por certas substâncias químicas.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário