sexta-feira, 31 de julho de 2015

Genealogia do Espírito

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 6 - Evolução e Sexo

Neste trecho André Luiz esclarece que o embrião humano, durante sua formação, apresenta formas que o assemelham aos embriões de outras espécies animais, indicando a genealogia(1) tanto do organismo físico quanto do espírito, pois recapitula os vários níveis de evolução pelos quais o princípio inteligente passou durante o processo evolutivo no planeta.

E como visto em outros posts, o processo evolutivo da vida na Terra ocorre nos dois planos da vida, tanto no material quanto no espiritual, o que explica as lacunas existentes na evolução das espécies (os elos perdidos). Evolução que durou cerca de um bilhão e meio de anos, desde o surgimento dos primeiros vírus e bactérias até o princípio inteligente ingressar no mundo hominal, como ser de pensamento contínuo.
"Os naturalistas situados no chão do mundo, desde os sacerdotes egípcios, que estudavam a origem da vida planetária em conchas fósseis, até os mais eminentes biólogos modernos, atreitos à unilateralidade de observação, compreensivelmente não conseguirão suprir as lacunas existentes no quadro da evolução, não obstante Cuvier, com a Anatomia Comparada(2), tenha traçado forma básica à sistemática da Paleontologia(3).
Em verdade, porém, para não cairmos nas recapitulações incessantes a respeito de apreciações e conclusões que a Ciência do mundo tem repetido à saciedade, acrescentaremos simplesmente que as leis da reprodução animal, orientadas pelos instrutores divinos, desde o casulo ferruginoso do leptótrix(4), através da retração e expansão da energia nas ocorrências do nascimento e morte da forma, recapitulam ainda hoje, na organização de qualquer veículo humano, na fase embriogênica(5), a evolução filogenética(6) de todo o reino animal, demonstrando que além da ciência que estuda a gênese das formas, há também uma genealogia do Espírito. Com a supervisão celeste, o princípio inteligente gastou, desde os vírus e as bactérias das primeiras horas do protoplasma na Terra, mais ou menos quinze milhões de séculos a fim de que pudesse, como ser pensante, embora em fase embrionária da razão, lançar as suas primeiras emissões de pensamento contínuo(7) para os espaços cósmicos."

1. Genealogia: estudo da origem e da linhagem dos seres.
2. Anatomia Comparada: parte da Anatomia (ciência que estuda a constituição dos seres organizados) que se ocupa dos órgãos de indivíduos de espécies diferentes.
3. Paleontologia: ciência que tem por objeto o estudo dos animais e vegetais fósseis, principalmente através dos traços deixados nos sedimentos geológicos.
4. Leptótrix: bactéria microscópica que utiliza o ferro como principal nutriente.
5. Embriogênico: relativo à embriogenia, que é a formação dos seres vivos desde o óvulo até o nascimento.
6. Filogenético: referente à filogênese, que é o estudo das relações de descendência biológica dos organismos, e da evolução de uma espécie ou grupo biológico a partir de formas primitivas de origem.
7. Pensamento Contínuo: pensamento constante, ininterrupto, que caracteriza a capacidade mental do homem, em oposição ao pensamento fragmentário (intermitente), próprio dos animais irracionais.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário