quarta-feira, 6 de maio de 2015

Recordações de Desdobramentos da Alma

Entre a Terra e o Céu - Cap. XII

Antonina (um dos personagens que tem sua história de vida mostrada no livro), amparada por Clarêncio, André Luiz e Hilário, em desdobramento durante o sono físico, é levada ao mundo espiritual para visitar seu filho Marcos desencarnado ainda criança. Após a visita, retorna ao corpo físico e pouco se recorda da viagem realizada. Indagado por André Luiz e Hilário, Clarêncio explica o porque das recordações serem fragmentadas.
"Como quem seleciona preciosidades, a consolada mãezinha procurava, ansiosa, nos arquivos da própria mente, todas as palavras que ouvira do filho abençoado, buscando retê-las no escrínio do coração. Por isso, das valiosas observações de Clarêncio, em poucos minutos não lhe restava na alma qualquer reminiscência.
Antonina movimentou-se, fez luz e ouvimo-la pensar, vibrante:
– Oh! meu Deus, que alegria! Pude vê-lo perfeitamente! Quero guardar a recordação deste sonho divino!... Marcos, Marcos, que saudades, meu filho!...
O Ministro abeirou-se dela, acariciou-lhe a cabeça, como se a envolvesse em fluidos calmantes e a simpática senhora restabeleceu a sombra no recinto.
Abraçando a caçula que repousava ao seu lado, novamente dormiu.
– Nossa amiga não poderá guardar positivas recordações – informou Clarêncio com atenção.
– Mas, porquê? – indagou Hilário, admirado.
– Raros Espíritos estão habilitados a viver na Terra, com as visões da vida eterna. A penumbra interior é o clima que lhes é necessário. A exata lembrança para ela redundaria em saudade mortal.
– Como isso é lamentável! – alegou o meu companheiro, penalizado.
O Ministro todavia, explicou paciente:
A
– Cada estágio na vida se caracteriza por finalidades especiais. O mel é saboroso néctar para a criança, mas não deve ser ministrado indiscriminadamente. Reclama dosagem para não vir a ser importuno laxativo. O contato com o reino espiritual, enquanto nos demoramos no envoltório terrestre, não pode ser dilatado em toda a extensão, para que nossa alma não afrouxe o interesse de lutar dignamente até o fim do corpo. Antonina lembrarse-á de nossa excursão mas de modo vago, como quem traz no campo vivo da alma um belo quadro de esbatidos contornos. Recordar-se-á porém, do filhinho mais vivamente, o bastante para sentir-se reconfortada e convicta de que Marcos a espera na Vida Maior. Semelhante certeza ser-lhe-á doce alimento ao coração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário