segunda-feira, 6 de julho de 2015

Nascimento do Reino Vegetal

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 3 - Evolução e Corpo Espiritual

Este post é continuação do post anterior (Primórdios da Vida) em que André Luiz faz um breve resumo do surgimento e evolução da vida na Terra, para embasar o estudo sobre o perispírito (corpo espiritual).
"Aparecem os vírus e, com eles, surge o campo primacial da existência, formado por nucleoproteínas(1) e globulinas(2), oferecendo clima adequado aos princípios inteligentes ou mônadas fundamentais, que se destacam da substância viva, por centros microscópicos de força positiva, estimulando a divisão cariocinética(3).
Evidenciam-se, desde então, as bactérias rudimentares, cujas espécies se perderam nos alicerces profundos da evolução, lavrando os minerais na construção do solo, dividindo-se por raças e grupos numerosos, plasmando, pela reprodução assexuada, as células primevas, que se responsabilizariam pelas eclosões do reino vegetal em seu início.
Milênios e milênios chegam e passam..."

1. Nucleoproteína: proteína que figura entre os constituintes fundamentais do núcleo da célula, e se localiza principalmente na cromatina, que é uma substância facilmente corável.
2. Globulina: composto de natureza proteica presente no plasma sanguíneo. É portadora de anticorpos e outros importantes substâncias, é, ainda, dos fatores de imunização e coagulação do sangue.
3. Cariocinético: que se processa na cariocinese, que é o modo de multiplicação das células, por divisão indireta (mitose).
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário