sexta-feira, 10 de julho de 2015

Faixas Inaugurais da Razão

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 3 - Evolução e Corpo Espiritual

Dando continuidade ao assunto tratado nos quatro posts anteriores, André Luiz explica o processo evolutivo da formação da vida na Terra. Como vemos, a mônada ao estagiar nas diferentes classes animais adquire e elabora os valores necessários ao seu progresso.
"Estagiando nos marsupiais(1) e cetáceos (baleias, golfinhos e botos)* do eoceno médio, nos rinocerotídeos (rinocerontes), cervídeos (cervos e veados), antilopídeos (antílopes), equídeos (cavalos), canídeos (lobos e cães), proboscídeos (elefante e o extinto mamute) e antropoides(2) inferiores do mioceno e exteriorizando-se nos mamíferos mais nobres do plioceno, incorpora aquisições de importância entre os megatérios(3) e mamutes, precursores da fauna atual da Terra, e, alcançando os pitecantropoides(4) da era quaternária, que antecederam as embrionárias civilizações paleolíticas, a mônada vertida do Plano Espiritual sobre o Plano Físico (5) atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando, assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão."

* As informações entre parênteses foram adicionadas ao texto original.
1. Marsupial: designação do grupo de animais sem placenta, cujas fêmeas possuem marsúpio, que é uma bolsa formada pela pele do abdome. Ex.: gambás e cangurus.
2. Antropoide: grupo de símios (macacos), que compreende os chimpanzés, gorilas, orangotangos e algumas espécies fósseis que lembram o ser humano.
3. Megatério: grande mamífero desdentado, fóssil, encontrado nos terrenos terciários e quaternários da América do Sul.
4. Pitecantropoide: semelhante ao pitecantropo, que é um antropoide fóssil indicativo de um gênero intermediário entre o macaco e o homem.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).
5. As expressões “Plano Físico” e “Plano Extrafísico”, largamente usadas nestas páginas, foram utilizadas por nós, à falta de termos mais precisos que designem as esferas de evolução para os Espíritos encarnados e desencarnados, pertencentes ao “habitat” planetário (Nota do Autor espiritual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário