quarta-feira, 15 de julho de 2015

Evolução e Princípios Cosmocinéticos

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 4 - Automatismo e Corpo Espiritual

Neste trecho André Luiz nos esclarece que os processos de criação e evolução da vida na Terra estendem-se por períodos imensos de tempo, em que o perispírito e o corpo físico vão sendo modelados nos planos extrafísico e físico, respectivamente. O perispírito é a soma das inúmeras experiências vivenciadas e infinitamente repetidas. Neste decurso dos fatos, o espírito vale-se da cooperação das "vidas menores" e estas se valem do apoio daquele, para darem prosseguimento ao processo evolutivo. E que a Lei de Progresso tanto quanto os princípios cosmocinéticos (referentes às forças que mantêm o movimento dos astros) prevalecem e regulam a vida orgânica, atuando na dinâmica dos átomos. 
"Os dias da Criação, assinaladas nos livros de Moisés, equivalem a épocas imensas no tempo e no espaço, porque o corpo espiritual(1) que modela o corpo físico e o corpo físico que representa o corpo espiritual constituem a obra de séculos numerosos, pacientemente elaborada em duas esferas diferentes da vida, a se retomarem no berço e no túmulo com a orientação dos Instrutores Divinos que supervisionam a evolução terrestre.
Com semelhante enunciado não diligenciamos, de modo algum, explicar a gênese do espírito, porque isso, por enquanto, implicaria arrogante e pretensiosa definição do próprio Deus.
Propomo-nos simplesmente salientar que a lei da evolução prevalece para todos os seres do Universo, tanto quanto os princípios cosmocinéticos, que determinam o equilíbrio dos astros, são, na origem, os mesmos que regulam a vida orgânica, na estrutura e movimento dos átomos.
O veículo do espírito, além do sepulcro, no plano extrafísico ou quando reconstituído no berço, é a soma de experiências infinitamente repetidas, avançando vagarosamente da obscuridade para a luz. Nele, situamos a individualidade espiritual, que se vale das vidas menores para afirmar-se, das vidas menores que lhe prestam serviço, dela recolhendo preciosa cooperação para crescerem a seu turno, conforme os inelutáveis objetivos do progresso."

1. Corpo Espiritual: o perispírito, psicossoma.

2 comentários:

  1. Quer dizer que assim, do princípio do ser e das inúmeras vivências é que vai se formando o seu corpo espiritual e o perispírito vai se fundindo ao espírito tanto quanto às inúmeras vezes terá nascido, até que o perispírito deixa de aparecer?

    ResponderExcluir
  2. perihenki eli perispirit ei koskaan lakkaa olemasta. kannattaa lukea muita Chico Xavierille Andre Luizin hengen kanavoimia teoksia. niissä on tämä asia selvitetty täysin.

    ResponderExcluir