sexta-feira, 24 de julho de 2015

Bactéria Diferenciada

Livro: Evolução em Dois Mundos
Primeira Parte - Capítulo 6 - Evolução e Sexo

Aqui André Luiz nos explica os primórdios da reprodução sexuada no processo evolutivo da vida na Terra. Esta diferenciação se iniciou com uma bactéria primitiva que em milhares de séculos foi se aprimorando e dando origem às algas verdes e à reprodução sexuada.

"Dobadas longas faixas de tempo, em que bactérias e células são experimentadas em reprodução agâmica (1), eis que determinado grupo apresenta no imo da própria constituição qualidades magnéticas positivas e negativas que lhe são desfechadas pelos orientadores espirituais encarregados do progresso devido ao Planeta.
Pressente-se a evolução animal em vésperas de nascer...
De todas as espécies de bactérias já formadas, uma se destaca nos imensos depósitos de água doce sobre o leito pétreo do algonquiano (2).
É diferenciada de quantas se estiram sobre a Crosta Terrestre.
Não tem a característica absolutamente ameboide.
Mostra configuração elipsoidal, como se fora microscópico bastonete ou girino, a que não falta leve radícula à feição de cauda.
É o leptótrix (3), que, em miríades (4) de individuações, permanece por milhares de séculos nas rochas antigas, nutrindo-se simplesmente de ferro.
Quando se desvencilha da minúscula carapaça ferrosa em que se esconde, é instintivamente obrigado a nadar, até que outra carapaça semelhante o envolva.
Os Instrutores Espirituais valem-se da medida para impulsioná-lo à transformação.
Perdendo os diminutos envoltórios metálicos e constrangidas a edificar abrigos idênticos que lhes atendam à necessidade de proteção, essas bactérias, que exprimem figura importante de junção no trabalho evolutivo da Natureza, são compelidas ao movimento, em que não apenas se atraem umas às outras, nos prelúdios iniciais da reprodução sexuada, mas em que conhecem, por acidente, a morte em massa, da qual ressurgem nos mesmos tratos de vida em que se encontram, sob a criteriosa atenção dos Condutores da Terra, para renascerem, após longo tempo de novas experimentações, na forma das algas verdes, inaugurando a comunhão sexual sobre o mundo."

1. Agâmico: de reprodução assexuada, ou seja, sem células sexuais diferenciadas.
2. Algonquiano: Relativo ou pertencente a uma era geológica entre o Arqueano e o Paleozoico, sendo atualmente denominado Proterozoico. Período em que ocorre o aparecimento de vida na terra.
3. Leptótrix: bactéria microscópica que utiliza o ferro como principal nutriente.
4. Miríade: quantidade indefinida, porém grandíssima.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário