quarta-feira, 13 de julho de 2016

Reflexão das Ideias

Livro: Evolução em Dois Mundos
Autor Espiritual: André Luiz

Capítulo 13 - Alma e Fluidos


A partícula de pensamento pode ser comparada ao átomo, pois mesmo sendo uma unidade, subdivide-se em variados tipos, de acordo com as características dos componentes que o formam (quantidade, qualidade, comportamento e trajetória). A partícula de pensamento é uma força viva e poderosa por si só, mas é passiva frente aos sentimentos, que o configura para o bem ou para o mal.

A partícula de pensamento carrega consigo, além das emoções do indivíduo, as imagens das mentes que se comunicam por afinidade. Desta forma, os espíritos superiores transmitiam ideias de progresso aos desencarnados do planeta, que por sua vez as transmitiam aos encarnados da era paleolítica, permitindo assim, a difusão de novas ideias ao homem primitivo, descortinando novos horizontes ao mesmo.

"A partícula de pensamento, pois, como corpúsculo fluídico, tanto quanto o átomo, é uma unidade na essência, a subdividir-se, porém, em diversos tipos, conforme a quantidade, qualidade, comportamento e trajetórias dos componentes que a integram.
E assim como o átomo é uma força viva e poderosa na própria contextura, passiva, entretanto, diante da inteligência que a mobiliza para o bem ou para o mal, a partícula de pensamento, embora viva e poderosa na composição em que se derrama do espírito que a produz, é igualmente passiva perante o sentimento que lhe dá forma e natureza para o bem ou para o mal, convertendo-se, por acumulação, em fluido gravitante ou libertador, ácido ou balsâmico, doce ou amargo, alimentício ou esgotante, vivificador ou mortífero, segundo a força do sentimento que o tipifica e configura, nomeável, à falta de terminologia equivalente, como "raio da emoção" ou "raio do desejo", força essa que lhe opera a diferenciação de massa e trajeto, impacto e estrutura.
Com o fluido mental carreiam-se, desse modo, não apenas as disposições mentossensitivas das criaturas, em atuação recíproca, mas também as imagens que transitam entre os cérebros que se afinam pela reflexão natural e incessante, estabelecendo-se as ideações progressivas que, originariamente vertidas dos Espíritos Superiores, transmitem aos desencarnados da Terra as noções de civilização mais apurada. E por essas mesmas entidades, em contato com as tribos encarnadas do paleolítico, semelhantes noções descem para o chão planetário, disciplinando as criaturas e ofertando-lhes novos horizontes à visão e ao entendimento.
Pela reflexão das ideias, surge, assim, entre as duas esferas entranhado circuito de forças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário