quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Histeria* e Psiconeurose**

Livro: Evolução em Dois Mundos
Autor Espiritual: André Luiz

Primeira Parte - Capítulo 14 - Simbiose Espiritual

As simbioses mentais podem acarretar em distúrbios orgânicos e psicológicos produzidos pelas mentes desencarnadas, que se aproveitam destes estados emocionais em desequilíbrio para ampliar sua influência sobre o encarnado. É citado como exemplo, a histerepilepsia (histeria com características epiléticas, em que ocorrem espasmos e convulsões). André Luiz explica que inúmeros psiconeuróticos, de difícil diagnóstico, apresentam semelhante simbiose.

Quando desencarna, o espírito aprende a elaborar novos recursos magnéticos, para sua própria manutenção no plano espiritual, facultando-lhe condições de se imantar aos encarnados, impondo-lhes seus pensamentos e dominando suas ações. Para que ocorra esta simbiose é necessário que os envolvidos encontrem-se em sintonia de sentimentos e pensamentos, refletindo-se mutuamente, até que as situações dolorosas da vida lhes levem à mudanças comportamentais.


"Entretanto, as simbioses dessa espécie, em que tantas existências respiram em reciprocidade de furto psíquico, não se limitam aos fenômenos desse teor, nos quais Espíritos desencarnados, estanques em determinadas concepções religiosas, anestesiam ou infantilizam temporariamente consciências menos aptas ao autocontrole, porquanto se expressam igualmente nas moléstias nervosas complexas, como a histerepilepsia¹, em que o paciente sofre o espasmo tônico² em opistótono³, acompanhado de convulsões clônicas⁴ de feição múltipla, às vezes sem qualquer perda de consciência, equivalendo a transe mediúnico autêntico, no qual a personalidade invisível se aproveita dos estados emotivos mais intensos para acentuar a própria influenciação.

E, na mesma trilha de ajustamento simbiótico, somos defrontados na Terra, aqui e ali, pela presença de psiconeuróticos da mais extensa classificação, com diagnose extremamente difícil, entregues aos mais obscuros quadros mentais, sem se arrojarem à loucura completa.

Tais entidades imanizadas ao painel fisiológico e agregadas a ele sem o corpo de matéria mais densa, vivem assim, quase sempre por tempo longo, entrosadas psiquicamente aos seus hospedadores, porquanto o Espírito humano desencarnado, erguido a novo estado de consciência, começa a elaborar recursos magnéticos diferenciados, condizentes com os impositivos da própria sustentação, tanto quanto, no corpo terrestre, aprendeu a criar, por automatismo, as enzimas e os hormônios que lhe asseguravam o equilíbrio biológico, e, impressionando o paciente que explora, muita vez com a melhor intenção, subjuga-lhe o campo mental, impondo-lhe ao centro coronário a substância dos próprios pensamentos, que a vítima passa a acolher qual se fossem os seus próprios. Assim, em perfeita simbiose, refletem-se mutuamente, estacionários ambos no tempo, até que as leis da vida lhes reclamem, pela dificuldade ou pela dor, a alteração imprescindível."


*Histeria: psiconeurose que se manifesta através de um conjunto variado de distúrbios psíquicos, sensoriais e motores, considerados como expressão orgânica de conflitos inconscientes.

**Psiconeurose: transtorno funcional, que se manifesta mediante perturbações orgânicas (respiratórias, digestivas, excretoras, genitais) e desequilíbrios psíquicos.

1. Histerepilepsia: histeria com características epiléticas, em que ocorrem espasmos e convulsões.

2. Espasmo Tônico: espasmo caracterizado por uma tensão contínua.

3. Opistótono: contração espasmódica em que a cabeça e os calcanhares se voltam para trás, enquanto o tronco se dobra para a frente, assumindo o corpo uma postura em forma de arco.

4. Clônico: referente a espasmos ou contrações espasmódicas.

(Fonte: Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos - José Marques Mesquita).












Nenhum comentário:

Postar um comentário