quarta-feira, 27 de abril de 2016

Fluido Vivo

Evolução em Dois Mundos
Capítulo 13 - Alma e Fluidos

Ao desencarnar, o ser humano passa a lidar com condições ambientais mais sutis e complexas, que lhe permitem maior potencial de ação co-criadora. Este potencial criador é realizado através da emanação de seu pensamento contínuo, em forma de um fluido. O espírito absorve do ambiente o fluido cósmico através de sua mente (em processo semelhante à respiração), o elabora com seu pensamento e emana o seu próprio fluido, que possui a capacidade de alterar as condições à sua volta; estando sob sua responsabilidade as consequências referentes à esta ação.
"No plano espiritual, o homem desencarnado vai lidar, mais diretamente, com um fluido vivo e multiforme, estuante e inestancável, a nascer-lhe da própria alma, de vez que podemos defini-lo, até certo ponto, por subproduto do fluido cósmico(1), absorvido pela mente humana, em processo vitalista semelhante à respiração, pelo qual a criatura assimila a força emanante do Criador, esparsa em todo o Cosmo, transubstanciando-a(2), sob a própria responsabilidade, para influenciar na Criação, a partir de si mesma.
Esse fluido é o seu próprio pensamento contínuo(3), gerando potenciais energéticos com que não havia sonhado.
Decerto que na esfera nova de ação, a que se vê arrebatado pela morte, encontra a matéria conhecida no mundo, em nova escala vibratória.
Elementos atômicos mais complicados e sutis, aquém do hidrogênio e além do urânio, em forma diversa daquela em que se caracterizam na gleba planetária, engrandecem-lhe a série estequiogenética(4).
O solo do mundo espiritual, estruturado com semelhantes recursos, todos eles raiando na quintessência(5), corresponde ao peso específico do Espírito, e, detendo possibilidades e riquezas virtuais, espera por ele a fim de povoar-se de glória e beleza, porquanto, se o plano terrestre é o seio tépido da vida em que o princípio inteligente deve nascer, medrar, florir e amadurecer em energia consciente, o plano espiritual é a escola em que a alma se aperfeiçoará em trabalho de frutescência antes que possa desferir mais amplos voos no rumo da Luz Eterna."
1. Fluido Cósmico: fluido elementar ou matéria primitiva que, por suas inumeráveis modificações e combinações com elemento material propriamente dito, produz as diferentes formas de matéria de que se compõe a infinita variedade das coisas.
2. Transubstanciação: transformação de uma substância em outra.
3. Pensamento Contínuo: pensamento constante, ininterrupto, que caracteriza a capacidade mental do homem, em oposição ao pensamento fragmentário (descontínuo), próprio dos animais irracionais. 
4. Estequiogenético: relativo às propriedades dos elementos biogenéticos, que envolvem o princípio segundo o qual todo ser vivo provém de outro ser vivo.
5. Quintessência: o mais alto grau de sutilização de uma substância.
(Fonte: Mesquita, J.M. 1984. Elucidário do Livro Evolução em Dois Mundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário